Guia de Utilização da Central de Serviços do SUAP

A central de serviços é um módulo do suap que possibilita a abertura de chamados para vários setores da instituição, abordaremos a abertura de chamado para área de tecnologia da informação na visão do usuário neste manual.

image-1624636029549.png

 

Depois de realizar o login no suap, você deve selecionar nas opções a esquerda a Central de Serviços, e selecionar Abrir Chamado, você será direcionado para outra tela.

 

image-1624636053403.png

 

Escolha a área do serviço que deseja, no nosso exemplo vamos escolher Tecnologia da Informação, você será redirecionado para outra tela.

image-1624636093198.png

 

Os serviços estão divididos por categorias, que foram elaborados de uma melhor forma para os usuários localizem de maneira mais intuitiva o serviço desejado.

image-1624636104418.png

 

Existe uma caixa de busca que facilita encontrar a opção desejada, para utilizá-la você deve digitar o que necessita e esperar alguns segundos que ira aparecer tudo que tiver a ver com o que foi digitado.

 

Como exemplo temos que foi digitado Agenda e apareceu Agendamento Vídeo/Web conferência. Ao escolher o serviço, será aberto a tela de abertura do serviço desejado.

image-1624636166925.png

 

A tela de abertura de chamado, as informações adicionais têm uma breve informação do que se trata o chamado, os campos que estão escrito em negrito são obrigatórios o preenchimento, em alguns casos a informações de como deve ser preenchido o chamado para aquele serviço.

 

A descrição o usuário deve descrever qual é seu problema com as principais informações, para que o técnico que atender o seu chamado consiga compreender e ajudar da melhor forma.

image-1624636179039.png

 

O Campo Interessado é quem está solicitando o serviço, para adicionar coloque o nome da pessoa ou a matrícula e o sistema vai fazer uma busca e mostrar a pessoa, ai só selecioná-la.

 

O campo requisitante, tem a função parecida com o interessado não é obrigatório.

 

O Telefone adicional para contato, é interessante o seu preenchimento para que o técnico que atender o chamado entre em contato e solucione o mais rápido o chamado.

 

O item Campus deve ser selecionado para qual campus está sendo solicitado o serviço, observe que se for um serviço que somente a reitoria atende o campus vai existir somente o item reitoria para selecionar, se o campus do usuário não aparece na descrição é por que seu campus não atende a esse tipo de serviço.

 

O centro de atendimento é selecionado automaticamente o campus de atendimento.

 

O item meio de abertura você deve selecionar qual foi o meio de abertura que foi utilizado para abrir o chamado, no nosso caso foi interface web.

 

O Campo outros interessados possibilita que o usuário possa cadastrar outros interessados no chamado, como o chefe imediato ou qual ele desejar, este item não é obrigatório.

 

O item Enviar uma cópia de abertura deste chamado para os interessados, se for selecionado este campo todos os interessados que foram cadastrados, receberam um e-mail com a cópia de abertura do chamado.

image-1624636191241.png

O campo Anexar arquivos possibilita o anexar até três arquivos no chamado, para melhor entendimento você pode colocar a descrição de cada anexo.

 

Abaixo do botão confirmar é mostrado o SLA ou o tempo máximo para solução desse tipo atendimento, no caso de atribuir e remover perfil, temos um SLA de 48 horas para ser solucionado.

 

Clicando no botão confimar o chamado será aberto no sistema suap.

image-1624636209458.png

 

O suap envia um e-mail para o usuário quando o chamado é aberto e também para cada atualização do chamado.

image-1624636218821.png

 

No módulo da central de serviços é possível acompanhar meus chamados, tem a possibilidade de ver os chamados em qualquer situação, além disso pode utilizar o filtro de busca nos chamados para selecionar o que deseja.

image-1624636230531.png

 

Quando o chamado é solucionado pelo técnico de TI, um e-mail vai ser enviado informando a solução, o usuário precisa clicar no link na parte inferior do e-mail.

image-1624636242031.png

 

image-1624636251440.png

 

Se a solução do técnico de TI não foi satisfatória, o usuário tem a possibilidade de realizar a sua reabertura do chamado, com isso o Técnico de TI terá que dar uma nova solução ao chamado.