Gerenciando Autorização de acesso

1. Para gerenciar uma autorização, após logado clique em "Logado como <SEU_EMAIL>" depois em Administrador.

image-1650481771536.png

2. Clique em Controle de acesso --> Autorização.

image-1650481845832.png

3. Clique na opção que deseja gerenciar.

image-1650482013305.png

4. Clique no item que deseja editar, depois em: Editar politicas.

image-1650482074575.png

5. Clique em Adicionar nova politica, Editar ou Excluir conforme a necessidade.

image-1650482241911.png

Obs.: ADD/REMOVE – Permissão para submeter e para remover itens à coleção. Caso queira permitir que todos possam depositar na coleção, basta dar ao grupo anônimos a permissão de “ADD”, caso contrário, essa permissão pode ser dada apenas aos grupos de usuários que possam fazer esse procedimento.

DEFAULT_ITEM_READ – Permissão padrão para acessar os itens da coleção. Como essa é a permissão padrão de acesso, que permite a todos acessar os itens dessa coleção, basta dar essa permissão ao grupo anônimos. Para restringir, por outro lado, dê essa permissão apenas aos usuários e grupos que possam acessar os itens dessa coleção;

DEFAULT_BITSTREAM_READ – Permissão padrão para acessar os objetos digitais da coleção. Essa é a permissão padrão para acesso ao objeto digital, utilizada caso queira restringir o acesso ao objeto, mas deixando ver os metadados. Assim, o item pode ser visualizado, bem como os metadados, mas não o objeto digital.

COLLECTION_ADMIN – Permissão de administrador da coleção. Essa permissão deve ser concedida aos usuários que são os administradores da coleção.

O item é formado por um conjunto de metadados e objetos digitais, que formam o bundle. Assim, suas permissões valem para tudo que o item contém, exceto se o bundle ou o objeto digital possuir permissões particulares (a prioridade é sempre o do menor). As permissões relacionadas ao item são:

• ADD/REMOVE – Adicionar ou remover objetos digitais do bundle. Essa permissão dá ao usuário a possibilidade de adicionar ou remover novos objetos digitais ao bundle. Note que essas permissões são distintas, ou seja, pode-se dar a permissão de ADD sem dar a permissão de REMOVE.

• READ – visualizar o item. Permite que o usuário que possui essa permissão, possa visualizar o item, tornando-o público (se dado ao grupo anônimos) ou restringindo o acesso ao item.

• WRITE – permissão de alteração do item. Permite que o usuário, de posse dessa permissão, possa alterar o item, tanto os metadados quanto os objetos digitais do bundle.

O bundle é um conjunto de objetos digitais pertencentes a um Item. É uma estrutura que serve apenas para agrupar objetos digitais. Os itens geralmente possuem, no mínimo, dois objetos digitais, o da licença selecionada para o item e o depositado. Portanto, as permissões relacionadas ao bundle têm relação ao conjunto de objetos digitais. As permissões relacionadas ao bundle são:

ADD/REMOVE – permite adicionar ou remover objetos digitais a um bundle. São duas permissões distintas que podem ser concedidas separadamente, permitindo que se adicione ou remova objetos digitais do bundle. Entretanto, dependendo
da política do repositório, um bundle não pode ficar sem uma licença e sem, pelo menos, um objeto digital.

• Finalmente, para os objetos digitais, que são os elementos mais simples, não havendo subdivisões, ou seja, sem elementos contidos nos objetos digitais. Geralmente, nos itens há os objetos digitais depositados (textos, vídeos, áudios
e outros) e as licenças. As permissões relacionadas ao objeto digital são:


• READ – Permite visualizar o objeto digital. Nesse caso, pode-se restringir o acesso ao objeto digital, permitindo apenas que se visualize os metadados, retirando a permissão de leitura do objeto digital.

• WRITE – Permite alterar os objetos digitais. A alteração, nesse caso, refere-se à remoção desse objeto, não permitindo, no entanto, a remoção de outro objeto digital ou a adição de outro objeto digital (Isso é com as permissões do bundle).