Informações Complementares

Objetivo: Fornecer informações gerais que podem ser utilizadas em diferentes módulos.

1 - Perfis de Acesso no SUAP

O SUAP possui 4 perfis de acesso que permitem acessar ao sistema:

  1. Servidores
  2. Estagiários
  3. Alunos
  4. Prestadores de Serviço (Usuários Externos)

Um usuário pode ter mais de um perfil ou mais de um acesso para cada perfil, portanto fique atento se o login foi feito com o perfil correto. Assim como no momento de escolher a pessoa para assinar/revisar documentos eletrônicos ou incluí-los como Interessados em Processos.

O cadastro de Pessoa Física, Pessoa Jurídica e Pessoa Externa não geram acessos ao SUAP, os cadastros somente são utilizados por alguns módulos do sistema, como interessados em processos, cadastros dos contratos, entre outros.

2 - Redimensionar Menu

É possível redimensionar o menu a qualquer momento, assim como nos caso em que a tela que estiver trabalhando gerar rolagem no sentido horizontal, ou se se a visualização ficar melhor. Clique na seta image-1613164265953.png ou no limite entre a tela inicial e o menu, que o menu será compactado, para desfazer a ação utilize a seta inversa image-1613164312962.png.

image-1613164153362.png

3 - Busca no SUAP

A maioria das buscas do sistema é composto por diferentes Filtros, os campos de filtros podem ser utilizados em conjunto para diminuir os resultados da busca e facilitar o acesso à informação desejada.
Existem os campos Padrões Filtrar por Data, onde são  exibidas informações de Anos, Meses, e Dias de acordo com os dados no sistema.

image-1613683753571.png

Na Área 1 são os filtros, no caso o exemplo é documento eletrônico, mas as buscas no sistema são similares, escolha as opções desejadas e clique no botão Filtrar.

Existe a opção filtro por Data, na Área 2, basta clicar nos links que podem ser por ano, mês ou dia, é possível retornar no filtro de datas, clica no image-1613597160691.png no exemplo acima, ao lado da < vai depender dos filtros que foram selecionados.

Na Área 3, são os resultados, perceba que os nomes de algumas colunas estão na Cor Verde claro, isso indica que a coluna pode ser ordenada, outra forma de identificar se a coluna é ordenável ou não é passando o mouse pelo nome da coluna, se ficar sublinhado, mudar para a cor preta e com símbolo de link, clique no nome da coluna para ordenar, a primeira ordenação é por ordem crescente/alfabética, para inverter a ordenação clique novamente no nome da coluna. Caso seja selecionado mais de uma coluna ordenável, o sistema exibe o número da ordem e indica qual o tipo "crescente ou descrente" e um X para remover a ordenação na coluna desejada.
No exemplo abaixo as colunas Assunto, Autor, Data  não permite ordenar, já os campos Situação do Documento, Nível de Acesso e Data de Criação, permitem.

image-1613597822873.png

4 - Navegação e Ajuda no SUAP

image-1613683583215.png

Na Área 1, o sistema vai montando um link pela navegação nos menus, é gerado um link que permite voltar menus, através desta navegação gerada.

Na Área 2 o botão Ajuda está presente em várias funcionalidades, nele consta o objetivo, as opções dos filtros, os grupos que tem acesso à funcionalidade e as ações que estão disponíveis na tela. Todas essas informações são dinâmicas e dependem de qual funcionalidade o botão Ajuda foi acionado. Segue abaixo um exemplo:

image-1613661192856.png