Apresentação

    Esta apresentação visa instruir o usuário para a criação de uma eleição usando o sistema de votação on-line Helios. Helios é um software livre que permite criar eleições, apurar votos de maneira autônoma ou por meio de apuradores humanos, escolher quem serão os eleitores, enviar notificações personalizadas aos mesmos e outras funções.

    O Helios foi escolhido como sistema para as eleições devido a sua segurança, que faz uso de criptografia homomórfica. Nos sistemas com criptografia não homomórfica, todo processamento de dados em servidores externos precisam ser descriptografar esses dados para que possam ser realizados os processos, com estes ficando vulneráveis a serem comprometidos. A criptografia homomórfica contorna justamente essas vulnerabilidades, permitindo, no caso da eleição, que os votos sejam processados mesmo criptografados, reduzindo o número de vezes em que é necessário descriptografar um dado, reduzindo a probabilidade de que os dados sejam comprometidos.

    Além da segurança, também existe a praticidade, já que o Helios permite que todas as etapas da eleição, desde de a criação da mesma, o depósito das cédulas de votos na urna, apuração dos votos e até a realização da auditoria da apuração sejam realizadas por meio da internet, sem a necessidade de organizar um espaço físico para a realização da eleição.