Criando a eleição

    Para criar uma eleição no Helios Voting é necessário responde a um formulário. As seguintes informações são necessárias:

  • Nome da eleição abreviado - Nome usado na url da eleição
  • Nome da eleição - Nome que será dado a eleição
  • Descrição - Descrição para explicar do que se trata a eleição
  • Será usado pseudônimo? - Opção para ocultar o nome dos eleitores
  • Tornar a ordem das questões aleatórias? - Opção para tornar a ordem das questões para cada eleitor
  • Torna a eleição privada? - Se sim, apenas eleitores registrados na eleição poderão votar. Caso não, qualquer eleitor com registro no Helios e com acesso a eleição poderão votar.
  • Voto único? - Opção que impede o eleitor de alterar seu voto
  • Endereço de e-mail para ajuda? - Opção para disponibilizar uma e-mail de contato para ajuda dos eleitores
  • Data e hora do início da eleição
  • Data e hora do fim da eleição

    Com esses dados em mãos basta preencher o formulário para que a eleição seja criada.

image-1687780604432.png

   O passo seguinte é adicionar as questões. Para adicionar as questões clique no botão "questões".

image-1687781038237.png

 Uma eleição é composta por no mínimo 1 questão, e cada questão deve ter no mínimo uma resposta. Deve-se definir o mínimo e o máximo de respostas que o eleitor poderá escolher para cada questão. Por padrão, o Helios sempre disponibilizará 5 campos de respostas para cada questão, mas não é obrigatório preencher os 5 campos, pode preencher apenas os necessários. Cada campo pode conter, além do texto principal, um link para uma página externa contendo informações adicionais sobre a questão.

image-1687781236269.png

    A etapa seguinte é adicionar os eleitores. Essa etapa é obrigatória caso tenha sido escolhido a opção "Eleição privada" no formulário de criação. Para adicionar os eleitores, vá para a página inicial da eleição e clique em "Eleitores&Cedulas".

image-1687867824450.png

   Na página que se abrirá clique em "Carregar arquivo de eleitores".

image-1687868055826.png

   O arquivo a ser carregado deve ser um arquivo no formato CSV, onde cada linha do arquivo deve conter as informações de um eleitor, disposta da seguinte maneira:

    Login, Endereço de e-mail, Nome Completo

image-1687791106626.png

   Se os dados estiverem corretos no arquivo, aparecerá uma lista dispondo de todos os eleitores

image-1687791210093.png

    No Helios existe um sistema de validação dos dados, onde cada informação do usuário é testada. O CPF passa para uma verificação para garantir que o mesmo não esta repetida no arquivo. A matricula é verificada para garantir que não está repetida no arquivo, se ela existe no banco de dados e a situação da mesma no sistema de autenticação. A verificação do e-mail checa se o mesmo tem espaços, virgulas ou ponto e virgula, se contem um @ (arroba), se tem algum caractere antes e depois da arroba, se tem um . (ponto) depois da arroba e se tem algum caractere depois do ponto (xx@xx.com).

    Se os dados apresentados estiverem corretos, clique no botão "Sim, carregar". Caso tenha encontrado algum dado incorreto, pressione "Não, deixe-me carregar um arquivo diferente", corrija o arquivo e carregue-o novamente.

    Por fim, é necessário definir quem será o apurador da eleição. Por padrão, o Helios vem com o próprio sistema como apurador, mas o sistema também permite ter apuradores humanos. Usar o próprio sistema como apurador é o método mais pratico e ágil de apurar os votos. Caso você tenha optado pelo Helios como apurador, a criação da eleição está finalizada. Caso opte por apuradores humanos, é necessário remover o Helios como apurador clicando no "X" ao lado do apurador com o nome "Sistema de Votacao Eletronica", e clique no botão "Adicionar um apurador".

image-1688124177648.png

   Na janela que ira se abrir, digite o nome completo e o e-mail do apurador e clique no botão "Adicionar apurador". Pode-se adicionar quantos apuradores forem necessários, mas deve se ter em mente que se por algum motivo qualquer um dos apuradores não forneça sua chave privada, será impossível abrir a urna e auferir o resultado da mesma.

image-1688124243425.png

   Depois de adicionar os apuradores e necessário enviar um e-mail para cada apurador informando que o mesmo deve cadastrar sua chave. Para enviar o e-mail basta clicar no botão referente ao envio ao lado de cada apurador na lista.

image-1688124787734.png